Ramo moinho

moinho1

Idades: 17 aos 21 anos

Cor: AZUL cor do céu

Símbolo: Moinho é o símbolo do Ramo, o vento que empurra as velas é a força das escolhas que se fazem, tentando construir um amanhã diferente de hoje, e que evolui através da PROGRESSÃO.

Estrutura: 8 A 10 Guias formam uma PATRULHA

 

Progressão:

prog1

Na primeira etapa – MOINHO EM CONSTRUÇÃO – a vivência de Patrulha é o principal objectivo, mas também a valorização do Guidismo como experiência pedagógica.

O moinho de vento realça esses aspectos:

A CASA – conhecimentos e capacidades
AS VELAS – atitudes e valores
O VEIO – as actividades
A MÓ – os objectivos
O VENTO – o lema

Assim, consolidam os seus conhecimentos e projectam o seu plano de crescimento e aprendizagem, tendo em conta a comunhão de interesses em causa, de forma autónoma, tomando as rédeas da prossecução do mesmo (realizam as suas actividades, aceitam desafios, partem à descoberta...). Desenvolvem a autonomia, a iniciativa e a responsabilidade. A descoberta do serviço é realizada através de actividades para a Companhia e para a comunidade.

prog2

E então a Guia faz o seu COMPROMISSO DE MOINHO reforçando a Promessa e com vontade de se empenhar no serviço à comunidade que vai viver em pleno no MOINHO BRANCO. Agora a Guia prepara-se técnica e pessoalmente para esta experiência; adquire conhecimentos numa área específica à sua escolha – nutrição, património, educação, saúde, paz ou ambiente – e lança-se num trabalho de projecto, procurando ir ao encontro das necessidades da comunidade em que está inserida.

Ao longo do tempo no Ramo vai encontrando áreas de interesse através da realização das ESPECIALIDADES.

No MOINHO AZUL, a sua última etapa, o contacto com as iniciativas promovidas pela Associação Mundial das Guias será um incentivo e uma motivação acrescida, promovendo o crescimento pessoal, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, permitindo a tomada de consciência do papel que as Guias têm no mundo. No final desta caminhada, a Guia Moinho estará preparada para aceitar mais um desafio – ser Dirigente e proporcionar a outras a vivência do Guidismo, realizando a Missão... Pode, então, escolher passar a servir a Associação como Dirigente, sem nunca cessar de progredir.

prog3

 

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Sabias que?

Com limão e um fósforo podes fazer uma mensagem secreta.

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.