VCV artigoApós a dinamização do projeto Vozes contra a violência junto das próprias associadas, durante o 2º semestre de 2016, a Associação Guias de Portugal (AGP) quer aumentar o número de vozes ativas contra a violência, em particular a violência contra raparigas e jovens mulheres.

Em 2017, o projeto prossegue num formato que se pretende mais abrangente, através de ações nas escolas, a partir do 1º ciclo. Assim, a AGP vai dinamizar ações nas escolas conduzidas pelas próprias Guias junto dos seus pares, num exercício de capacitação destas raparigas e jovens que é também um dos grandes objetivos do projeto e da própria AGP. Temas como igualdade de género, respeito pela diferença, resolução de conflitos, respeito pela comunicação, exposição nas redes sociais, formas de discriminação, entre outros, integram os conteúdos a serem abordados, através de jogos e interações adequadas a cada idade.

“Junta a tua voz por um mundo sem violência” é o mote que preside esta nova fase do projeto, traduzindo o seu principal objetivo: aumentar o número de vozes ativas contra a violência, através da sensibilização e prevenção de comportamentos junto de um maior número de crianças e jovens em idade escolar.

Atenta à sensibilidade do tema e à necessidade imperiosa de acautelar a adequação dos conteúdos às diferentes idades e contextos das crianças e jovens abrangidas, todas as ações dinamizadas são supervisionadas por jovens adultas formadas pela AGP e são suportadas por um kit de atividades e recursos especialmente desenvolvidos no âmbito do projeto pela WAGGGS em parceria com a ONU Mulheres.

Esta iniciativa marca o início no dia 25 de fevereiro, com uma ação de mobilização para o tema, replicada nas várias regiões onde existem Guias, estendendo-se até 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

 

Para saber mais: STOP THE VIOLENCE 

 

 

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
Direitos de autor © 2017 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.