jota joti 2018 artigo

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, as Guias da Região de Lisboa acolhem a Estação Nacional de rádio da AGP e reúnem-se em Cascais para uma atividade de comunicação via rádio e internet que liga jovens de todo o mundo.

Sendo Cascais a Capital Europeia da Juventude em 2018, este foi o local eleito para reunir centenas de jovens numa atividade irrepetível.

Com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e a Cascais European Youth Capital 2018, as atividades arrancam na sexta-feira, no Forte de Santo António no Estoril.

O dia de sábado começa com uma cerimónia de abertura às 9h30 no Parque Marechal Carmona e a tarde será preenchida com atividades diversas pelo concelho.

No domingo, o público terá oportunidade de experimentar algumas atividades que decorreram durante o fim de semana. Haverá uma estação de rádio montada para que qualquer pessoa possa experimentar a comunicação via rádio e perceber de que se trata afinal este grande evento mundial que é o Jamboree on the Air (JOTA)/ Jamboree on the Internet (JOTI).

 

O que é o Jamboree e o JOTA/JOTI?

Os Jamboree’s são acampamentos internacionais de Guias e escuteiros. Uma ideia original do fundador do Guidismo, Robert Baden-Powell, que depois da 1ª Guerra Mundial considerou necessário um encontro para promover a amizade entre os jovens dos vários países.

No Jamboree de 1957 surgiu o JOTA – Jamboree On The Air (Jamboree no Ar) que liga Guias e escuteiros de todo o mundo via ondas de rádio, numa troca de ideias e experiências como forma de promover a amizade internacional. Mais tarde surgiu o JOTI – Jamboree On The Internet (Jamboree na Internet) com a mesma missão.

 

Partilhar esta notícia

Queres Ser Guia?

Formulário Queres Ser Guia

O Que Está A Acontecer
WAGGGS

wagggs

Av. Miguel Bombarda Nº 128, R/C Esq. 1050-167 Lisboa   |   Tel.: 217 938 227   |   Fax: 217 938 228   | 
 
Ver Política de Dados Pessoais.
 
Direitos de autor © 2018 Associação Guias de Portugal. Todos os direitos reservados.